sábado, 20 de novembro de 2010

'The Hole 3D', o mais recente filme de terror do veterano Joe Dante


     
“Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você”. Essa citação do filósofo alemão Friedrich Nietzsche talvez seja a melhor definição para “The Hole 3D”, o último filme do diretor norte-americano Joe Dante. Através dessa reflexão percebe-se o significado metafórico de um buraco profundo e escuro que serve de elemento motivador de uma trama envolvendo uma família, moradora do subúrbio de uma pequena cidade americana, atormentada por forças sobrenaturais.
.A epistola é clara: se você permite que a negatividade preencha seu coração, com o tempo ela irá crescer até atingir vida própria. A partir desse momento, é provável que você perca o controle e seja consumido por essa força sombria.
Ao lado dessa mensagem, Joe Dante proporciona ao público uma viagem nostálgica ao gênero terror adolescente dos anos 80, em que ele foi um dos precursores. A narrativa está a serviço de sustos oriundos de fantasmas, demônios e palhaços, onde a imaginação é fermentada através de sonhos e pesadelos. Ao mesmo tempo, esse novo projeto demonstra um amadurecimento em sua carreira por tratar o medo de forma interna, demonstrando que a causa desse temor não precisa estar necessariamente a nossa volta. O movimento de câmera da primeira sequência que une os créditos ao interior do cano de descarga do carro onde viaja os dois adolescentes, retornando para uma tomada da lateral do automóvel, exemplifica essa intenção.

“The Hole 3D” também presta homenagem a outros estilos de cinema, como acontece no terceiro ato da narrativa, na qual os cenários expressionistas sugerem uma homenagem ao clássico do cinema alemão “O gabinete do Dr. Caligari” (1920), de Robert Wiene.

Joe Dante


The Hole 3D” foi exibido no Festival de Veneza de 2009 e recebeu o prêmio de Melhor Filme em 3D, inaugurando essa nova categoria na premiação do festival. Os breves e interessantes efeitos acontecem naturalmente e sem excessos. O filme estreou em 3D em vários países da Europa, mas infelizmente não encontrou uma empresa que o distribuísse nos EUA e com certeza será lançado diretamente em DVD no Brasil.
Clique aqui e assista ao trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário